
A tão esperada CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Emasa, que já está atrasada mais de 100 dias, parece que não vai dar em nada. O relator Gelson de Oliveira leu o relatório preliminar nesta quinta-feira (17), e a conclusão foi que não tem “fatos determinados” pra serem apurados. Só que esse papo não tá colando muito bem, né? Porque, se depender da futura prefeita Juliana Pavan, o bicho ainda vai pegar.

Relatório sem novidades (nem boas, nem ruins)
Gelson de Oliveira até tentou, mas a leitura do relatório ficou com cara de quem só queria cumprir tabela. O documento, que deveria esclarecer o rolo na Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú), foi empurrado com a barriga e, segundo o relator, não tem nada pra investigar. Nada suspeito, nada irregular, nada de nada. Será?
Aí que mora o problema: o pessoal por trás da CPI tem tudo a ver com o governo de Fabrício de Oliveira, que tá com a maioria na comissão. Coincidência ou não, tudo foi meio que cozinhado pra não dar em coisa séria. Parece até que já estava escrito que essa pizza ia sair do forno quentinha.
Juliana Pavan promete uma virada no jogo
Se tem alguém que não tá comprando essa história de “tudo certo, nada errado”, é Juliana Pavan. A prefeita eleita já avisou que, assim que ela assumir a cadeira em 2025, vai botar a Emasa na mira de uma auditoria independente. E aí, meu amigo, a chapa vai esquentar.
Ao que tudo indica, tem, sim, uma lista de irregularidades pipocando na autarquia, e Juliana já deixou claro que a ideia dela é investigar a fundo tudo que foi jogado pra debaixo do tapete até agora. Ou seja, o relatório da CPI pode até ter sido manso, mas as coisas devem mudar de figura com essa auditoria.
CPI ou cortina de fumaça?
Pra quem tá acompanhando de perto, a postura do governo de Fabrício só aumentou a desconfiança. O fato de que nada foi apurado a fundo pela CPI deixou no ar uma sensação de que as irregularidades existem, mas ninguém quer colocar o dedo na ferida enquanto a gestão dele estiver no poder. Assim, a expectativa da galera agora tá em cima da futura administração de Juliana, que promete botar a casa em ordem.
O que esperar em 2025?
Com a troca de governo, o clima na Emasa deve mudar. A auditoria, já anunciada pela prefeita eleita, tem tudo pra jogar mais luz nos contratos e nos possíveis desvios que, até agora, ficaram no escuro. A pizza pode até ter sido assada neste momento, mas em 2025, parece que o forno vai estar ligado pra outra receita.